quarta-feira, 14 de setembro de 2011

como trocar a correia dentada (Corrente) dos Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6

Troca da corrente Ford Zetec Rocam


Abrange as seguintes perguntas
qual é o ponto do comando de valvulas dos motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corente de comando dos motores zetec rocam 1.0 e1.6
Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
como trocar a corrente de comando do motor zetec rocam
Courier 1.6 Rocam, Escort 1.6 Rocam, Fiesta 1.0 Rocam, Fiesta 1.6 Rocam, Ka 1.0 Rocam, Ka 1.6 Rocam
>>Fasagem e substituição da corrente sincronizadora
Para substituir e sincronizar a corrente dos motores zetec rocam, o fabricante recomenda a retirada do motor.
(obs: eu ja troquei sem retirar o motor fica a criterio de quem vai trocar da um pouquinho de trabalho, e mais facil que retirar todo o motor :) )
Retirada da corrente
Com o motor na bancada (fora do veículo) proceda da seguinte forma:
Drene o óleo lubrificante do motor;
Marque o sentido de rotação da correia poly-V e retire-a;
Retire a polia da bomba D'água




Com o auxílio de uma ferramenta apropriada trave à polia do virabrequim e retire seu parafuso de fixação;
Retire o Carter. Caso o veículo possua ar condicionado, retire o seu compressor. A não retirada do compressor impossibilita a retirada do Carter;
Retire o conjunto do pescador da bomba de óleo juntamente com sua placa defletora;
Retire a bomba de óleo. Observe que um de seus parafusos de fixação é mais curto. Respeite a sua posição de montagem. Caso contrário, ocorrerá contato entre um dos parafusos de fixação da bomba de óleo e a corrente do motor;
Retire os cabos de velas e desconecte o conector do sensor de fase (na tampa de válvulas);
Para facilitar a movimentação do motor, retire todas as velas de ignição;
Retire a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor até que o par de elos cobreados da corrente alinhem-se com a seta existente na engrenagem do eixo comando (figura 1). Nessa condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no ponto morto superior-PMS, no final da fase de compressão. O PMS do primeiro cilindro é indicado pelo alinhamento do elo cobreado da corrente com a referência existente na engrenagem do virabrequim (figura 2);



Com a corrente devidamente sincronizada (figuras 1 e 2) retire o seu tensionador (vide vista geral);
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada, trave a engrenagem do eixo comando e retire-a;
Retire a corrente. Sem a corrente, evite movimentar o motor.Instalação da corrente
Instale a nova corrente juntamente com a engrenagem do eixo comando, respeitando os pontos de sincronismo do motor (figuras 1 e 2).
Reinstale tudo o que foi retirado. Os torques recomendados são: - Engrenagem do eixo comando: 80 N.m (8 Kgf.m) - Tensionador: 40 N.m (4 Kgf.m) - Polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m)

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